Análises Físico-Químicas


A Principal atividade do Laboratório Regional de Enologia é a realização de análise físico-químicas a produtos de origem enológica (uvas, mostos, vinhos e aguardentes). No entanto, sempre que solicitado, realiza ensaios em outras matrizes desde que os princípios analíticos usados em produtos vitivinícolas possam ser aplicados. Como é o caso de ensaios em Licores, destilados não vitivinícolas, fermentados de frutas, etc.
Para as matrizes Vinho e Vinho Licoroso o LRE possui acreditação para 15 ensaios.
Os ensaios implementados no LRE encontram-se na Lista de Ensaios Disponíveis.




Análises Sensorial


Análises Sensorial A análise sensorial é um dos ensaios que o cliente pode solicitar ao LRE.
Consta de um ensaio organolético que apresenta componentes de Aroma, de Aspeto Visual e de Sabor.
Este ensaio realizado pela enóloga do LRE, poderá ser solicitado autonomamente ou como complemento aos ensaios físico-químicos para uma mais completa avaliação do produto, que servirá de base à assistência enológica na sequência de ensaios elaborados pelo LRE.




Assistência Enológica


A Assistência Técnica Enológica é um dos mais importantes serviços que o LRE oferece, já que uma grande percentagem de clientes do LRE não possui enólogo próprio.
Assim, o LRE disponibiliza uma enóloga que poderá dar apoio em todo o processo de elaboração e conservação do vinho até este seguir para os circuitos comerciais.
Este serviço faz-se em várias vertentes:
• Na preparação da Vindima
• Na vindima
• Na Higiene na Adega
• Na obtenção do produto vitivinícola
• Na sua conservação
• No engarrafamento
A Assistência Enológica pode ser efetuada no LRE, na sequência de um ensaio físico-químico e/ou sensorial, ou na adega do viticultor por solicitação do próprio ou integrada na ação Visitas Programadas.




Assistência Vitícola


Assistência Vitícola A Assistência Vitícola disponibiliza um serviço técnico que apoia o viticultor em todo o processo a montante da vinificação. Este apoio pode-se concretizar em assistência desde a instalação da vinha, controlo de pragas, tratamentos ao longo do ciclo vegetativo, podas e enxertias.
O apoio técnico Vitícola realiza-se nas instalações do LRE e sempre que solicitado também na exploração do viticultor




Divulgação Vitivinícola


O Laboratório Regional de Enologia promove anualmente diversas ações de divulgação tanto na área enológica, como vitícola, de forma a manter um contato direto com a produção e com o público em geral.
Algumas destas ações têm como objetivo a transmissão especifica de conhecimentos técnico que contribuam para a melhoria dos produtos obtidos, assim como outras pretendem a divulgação do sector vitivinícola a nível do consumidor em geral.
Análises físico Químicas



Desenvolvido pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação
Edifício do Relógio, Apartado 93, 9901-997 HORTA
[email protected]